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domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Algebreiras" com equações de segundo grau

      Uma laranja é lançada para o alto verticalmente, a uma velocidade de 9,2 m/s (metros por segundo), de uma altura de 1,20 m.
     A ação da força da gravidade faz com que a laranja atinja umja certa altura e caia. A expressão abaixo dá a altura da laranja x segundos após ter sido lançada:
                                                          1,2 + 9,2x - 4,9x² = 0
     Para determinar o número de segundos que a laranja levará até se espatifar no chão, devemos resolver a equação:
                                                           1,2 + 9,2 - 4,9x² = 0
     Como resolver essa equação? Nas situações abaixo, e nas outras que comparecerão, vamos desenvolver métodos algébricos para que permitão resolver equações como essa.

Situação 1
     Vamos resolver a equação x² = 9. Para fazer isso, somamos - 9 a ambos os lados da igualdade, e reescrevemos a equação assim:
                                                          x² - 9 = 0
     Agimos dessa forma para usar a propriedade do produto notável, que estudamos nos anos anteriores.
     Com isso , podemos ecrever:

                x² - 9 = x² - 3²
                         = (x + 3) (x - 3)

     Como queremos x² - 9 = 0, devemos ter:
                         (x + 3) (x - 3) = 0

     Para que esse produto seja zero, devemos ter x + 3 = 0 ou x - 3 = 0. Isso significa que x = 3 ou x = - 3. Estas são as duas soluções da equação x² = 9. Vamos conferir:
     Substituindo x = 3 em x² = 9: / Substituindo x = 3 em x² -9:
                     3² - 9 = 9 - 9        / (-3) ² - 9 = 9 - 9
                             = 0               /                 = 0  
Obtemos 0 como resultado. Logo, 3 é a solução da equação x² - 9 = 0 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estratégias para calcular "Radicais"

     É que, em muitos casos, não é possível extrair a raiz de um número, mas é possivel simplificá-lo. Aqui vamos desenvolver algumas estratégias para simplificar radicais, facilitando sua escrita e leitura. Preste atenção nas Situações a seguir:
Situação 1
     Uma das formas de simplificar um radical é procurando seu maior fator (divisor) que seja um quadrado perfeito. Para isso ultilizamos a primeira propriedade dos radicais. Observe como fazer para simplificar √60:

√60 =  √1 . √60
            √2 . √30
            √3 . √20
            √4 . √15   <= 4 é o fator de 60 que é o maior quadrado perfeito.
            √6 . √10
Dessa forma, como 4 é o maior fator de 60, que é um quadrado bperfeito, podemos escrever:
           _____
√60 = √4 . 15  
            _     __
=        √4 . √15   
               __
=         2√15

     Então para simplificar uma raiz quadrada contendo somente um valor numérico, seguimos os passos:
Passo 1: Escrevemos o valor numérico como um produto de dois fatores, dendo um deles o maior fator que é um quadrado perfeito.

Passo 2: Usamos a primeira propriedade dos radicais para escrever a expressão como um produto de raízes, cada um contendo um dos fatores.

Passo 3: Encontramos a raiz quadrada do fator que é o quadrado perfeito.
                                                                                         __ 
      Seguindo esses passos, podemos facilmente simplificar √48. Observe como fazemos:
  __      ____
√48 = √16 . 3
     __    __
= √16 . √3
      __
= 4√3

Situação 2
     Uma maneira__ de simplificar raízes quadradas é ultilizando a decomposisão em fatores primos. Dessa forma obtemos √60 = 
                        
                          _______        ___          
                        √22 . 3 . 5 = 2√15

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exercicios de Raíz enésima

a) √4                                             d)³√8

b) ³√5                                            e) ³√27

c) ²√2².2

Equações, Icógnitas, Funções e termos Variáveis

     As equações são muito importantes para se revolver questões que aparecem no dia-a-dia. Elas nos permitem descrever problema em "linguagem algébrica". O curioso é que podemos ultilizar o qeu aprendemos a respeito de funções e gráficos para resolver essas equações. A seguir, apareceram alguns exemplos descrevendo como fazer isso na prática.

Situação 1
     No ano passado, o faturamento de um hotel foi de R$ 150 000, 00. Isso representa R$ 10 000, 00 a mais do que o faturamento deste ano.
      Para determinar o faturamento deste ano, colocamos:
           x = faturamento deste ano.
Então, sabemos que:

Faturamento desse ano => x
Mais => +
10 000
é igual a => =
150 000

Para resulver a equação, fazemos o seguinte:
x + 10 000 = 150 000
x + 10 000 - 10 000 = 150 000 - 10 000
x = 140 000

Dessa forma, está previsto que o faturamento do hotel para este ano seja de R$ 140 000, 00

Situação 2       
     Márcio é empregado de uma empresa de construção. Ele ganha um valor fixo de R$ 10,00 por dia e mais R$ 3,00 de comição para cada metro quadrado de piso que colocar. Vamos determinar quaqntos metro quadrados de piso que ele precisa assentar para ganhar R$ 40,00 em um dia.

Para comerçar colocamos:
 x = metros quadrados de piso que Márcio precisa assentar em um dia.

Então,
 Ganho fixo => 10,00
mais => +
ganho por m² => 3,00
vezes => .
número de m² assentador => x
é igual => =
o ganho do dia => 40

Assim, temos a equação 10 + 3x = 40

     Essa equação pode ser facilmente resolvida, de onde obtemos x = 10. Mas observe que se colocamos y no lugar de 40, temos a expreção da função y = 3x + 10
     Vamos então traçar da função y = 3x + 10. Para isso, construímos uma tabela com valores de x, e os valores de y correspondentes.
    




domingo, 6 de fevereiro de 2011

Escrevendo uma equação de 2ª grau com uma icógnita na sua forma normal.

     Observe as seguintes equaçãoes de 2ª grau com uma icógnita:

x² - 5x + 6 = 0                   y² - 25 = 0                      -3t² + 4t - 1 = 0                -2x² +8x =0

     Essas equações estão escritas na forma ax² + bx + c = 0, o que é denominada forma normal ou forma reduzida de uma equação do 2º grau com uma icóginita.
     Há, porém, algumas equaçãoes de 2º grau que não estão escritas na forma ax² + bx + c = 0, como por exemplo:

3x² - 6x = x -3                                                                             _2_ - _1_ =_x__
                                                                                                     x       2      x - 4
     Por meio de transformações, mas quais aplicamos os princípios aditivos e multiplicativos, tais equações podem ser reduzidas a essa forma:



  1. Dada a equação 2x² - 7x + 4 = 1 - x²
        2x² - 7x  + 4 = 1 - x²
        2x² - 7x + 4 - 1 + x² = 0
        3x² - 7x + 3 = 0

    2. Qual é a forma normal da equação (2x + 3)² = 10 - (x + 4)(x - 2)
        (2x + 3)² = 10 - (x + 4)(x - 2)
        4x² + 12x + 9 = 10 - (x² + 2x - 8)
        4x² + 12x + 9 = 10 - x² - 2x + 8
        4x² + 12x + 9 - 10 + x² + 2x - 8 = 0
        5x² + 14x - 9 = 0
 
 3. Escrever a equação _2_ - _1_ = __x__  , (com x diferente 0 e x diferente de 4) na sua forma normal.                x       2        x  - 4   

_2_ - _1_ = __x__
  x        2       x - 4

___4(x - 4) - x(x - 4)______ =    ___2x²____
             2x(x - 4)                        2x(x - 4)

4(x - 4) - x(x - 4) = 2x²
4x - 16 - x² + 4x = 2x²
4x - 16 - x² + 4x - 2x² = 0
- 3x² + 8x - 16 = 0



A contribuição de Viète e Descartes

     O francês François Viète (1540-1603), conhecido como o "Pai da Álgebra", foi quem introduziu os símbolos na Matemática, substituindo palavras por símbolos na Matemática. Assim, Viète passou a representar:
  • A icógnita por vogal
  • A palavra mais pelo símbolo p (do francês) e a palavra menos pelo símbolo m (do francês moins); o traço sobre a letra indicava que ela estava sendo usada como um simbolo matemático
  • No caso da equação de 2ª grau, usava a palavra "área" para indicar "quadrado".
     Assim:
Nossa linguagem                         Linguagem de Vète
x² = 9                                          A área é igual a 9
2x² - 5x + 2 = 0                      A2 área m A5 p 2 é igual a 0

     Mais tarde Viète adotou o simbolo + para substituir p e o símbolo - para substituir m assim:

Nossa linguagem                             Linguagem de Viète 
x² = 9                                              A área é igual a 9
2x² - 5x + 2 = 0                         A2 área - A5 + 2 é igual a 9

     A passagem para álgebra simbólica, iniciada paor Viète, foi completada por René Descartes (1596-1650), praticamente criou a notação que usamos até hoje.
      Descartes introduziu o uso das últimas letras do alfabeto para representar as icógnitas, o sinal = para substituir a palavra "igual" e o símbolo x² para substituir a palavra "área". Assim:
A área igual a 9 ----------------------- x² = 9

René descartes
A2 área - A5 + 2 é igual a 0-------------------- 2x² - 5x + 2 = 0

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Comtinuação

     A transformação de uma temperatura na escala Celsius (C), para a correspondente temperatura na escala Fahrenheit (F) é um importante exemplo de função polinôminas do 1ª grau:

F =
9  










C + 32 ----- y = _9_x + 32









5                             5










 












































 






















Celsius X Fahrenheit

     Para graduar um termômetro nas escalas Celsius e Fahrenheit são ultilizados dois estados térmicos com temperaturas bem definidas:
1) ponto do gelo-------------------  Temperatura de fusão do gelo sob presão normal
2) ponto do vapor ------------------ Temperatura de ebolição da água sob presão normal

     Na escala Celsius são atribuídos, respectivamente, osvalores 0 e 100 para essas temperaturas. A seguir, o intervalo entre esses dois pontos fixos é dividido em 100 partes iguais.

      Observando a figura, pode-se estabelecer entre as duas escalas a seguinte relação:   
  c






















100










Daí, obtemos: F =
9  








C + 32

5