algumas postagens do meu blog são feitas atravéz de livros matemáticos.

Quer pegar jogos do megaman procure no lado esquerdo onde tem escrito procurar neste blog escreva o nome do megaman

domingo, 17 de julho de 2011

Trânsito - álcool e direção: uma mistura perigosa

     De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, 50% das mortes ocorridas em acidentes de trânsito estão relacionadas com o consumo de álcool. Ele acha em uma pessoa como estimulante, provocando uma sensação próxima de euforia. A pessoa faz uso errado de suas habilidades, causando riscos que não ocorreriam em estado normal. O álcool também age suprindo ou reduzindo a percepção e, acima de tudo, diminuindo os reflexos.
     O nível de álcool no sangue é medindo em gramas de álcool por litro de sangue (gll). A 100km/h, com o nível de álcool no sangue de 0,8 gll, a demora na resposta é de, aproximadamente, 0,5 segundos, fazendo com que o indivíduo acione os freios 14 metros depois do que uma pessoa sem alcool os adcionaria. Alem disso, a impreciasão ou inaptidão de alguns movimentos podem ter influência ainda maior na predisposição dos acidentes.
     Pelo código de trânsito, o máximo de álcool existente no sangue, para poder dirigir, não pode ultrapassar 0,6 gll, isso corresponde, mais ou menos, a ingerir 2 doses de destilados (uísque, pinga, vódca, etc.), ou 2 cálices de vinho, ou duas latas de cerveja. Entretanto, esse valor pode variar sensívelmente, dependendo do peso da pessoa, e se ela ingeriu a bebida em jejum ou com uma refeição. As tabelas a seguir ilustram o efeito do consumo de 2 latas de cerveja por um homem de 70kg, junto com a refeição e em jejum.

consumo junto a refeição
Tempo (horas)....................................1..............................2.........................3................4...............5...........6
Nível de álcool no sangue......0,6...........................0,6.....................0,6..............0,6...........0,4.........0,2

comsumo em jejum
Tempo (horas).,.................1................2...................3...................4....................5.................6
Nível de alcool no sangue.1,2.............0,9...............0,7.................0,6.................0,4.............0,2

     Nossas tabelas, o tempo em horas após o consumo de cerveja. Com base nisso, faça o que se pede e responda ás perguntas:
a) Colocando t = 0 para o momento em que ocorreu o consumo de cerveja, e assumindo que o nível de álcool no sangue e zero nesse momento, desenhe os pontos em um plano cartesiano e ligue-os, para dar uma idéia de como seria uma aproximação do gráfico em função do tempo, para cada uma das situações.

b) Em cada situação qual é o limite máximo do nível de álcool no sangue?
c) De acordo com os gráficos, quando o nível de álcool no sangue comerça a cair, ele cai a uma taxa de quantos gramas por litro a cada hora, aproximadamente?

d) Pesquise mais sobre os acidentes causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, discutindo a respeito com os seus colegas.