algumas postagens do meu blog são feitas atravéz de livros matemáticos.

Quer pegar jogos do megaman procure no lado esquerdo onde tem escrito procurar neste blog escreva o nome do megaman

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Curiosidades

     Para construir a usina de Itaipu foram usados 12,5 milhões de metros cúbicos de concreto (ou 2010 estádios do Maracanã) e aço suficiente para construir 350 torres Effiel.
     Em 18 anos de trabalho, foram removidos 63,8 milhões de metros cúbicos de rocha e terra (oito vezes mais que no Eurotúnell.
     

Mais exercícios

1º No conjunto de R, vamos resolver as seguintes equações de 1º grau com uma incógnita:

a) 11x - 13 =                                                           d) 12x + 21 = 10x + 16

b) 17x + 50 = 7x                                                     e) 5(x + 2) - 2(3x - 1) = 13

c) 9x - 8 = 5x + 20                                                  f) t - [-t -(t - 2)] = 2 - t
g) 3 (x + 1) - 2 (x - 1) = - ( x + 5)

2º Em um retângulo, ocomprimento mede (x + 5) unidades, enquanto a largura mede 7 unidades. Sabendo de que a área desse retângulo tem 105 unidades superfícies, quando mede o comprimento desse retângulo?
3º Uma industria produziu x unidades de certo aparelho. Vendeu 50% da produção para a loja A, 30% para a loja B e os 1000 aparelhos restantes para a loja C. Quantos aparelhos essa industria produlziu?

4º Em uma partida de basquete, Cristina acertou x arremessos de 3 pontos. Se nessa partida Cristina marcou 24 pontos, quantos arremessos de três pontos ela acertou?

5º Em uma partida de voleibol não pode haver empate. Por esse motivo, o regulamento de um torneio marca dois pontos por vitória e um ponto por derrota. Disputando um torneio, uma equipe jogou 7 partidas e somou 12 pontos. Quantas partidas ela nesse torneio?

6º Rafael e Pedro trabalharam juntos e receberam 90 reais pelo trabalho. Como Rafael trabalhou mais que Pedro, este recebeu uma quantia corresponde a 80% da quantia que Rafael recebeu. Qual a quantia que cada um recebeu.

7º Para comprar um skate, Roberto precisa 4 reais a mais. Mas, se ele tiver o dobro da quantia que tem, compraria o skate e ainde ficaria com 7 reais. Nessas condições responda:

a) Qual a quntia que roberto tem?
b) Qual é o preço do skate?

8º Um carro desenvolvendo uma certa velocidade média, percorreu x km em 5 horas. Se estivesse aumentado em 20 km/h sua velocidade média, teria percirrido a mesma distancia em uma hora a menos, ou seja, em 4 horas. Qual foi a distancia x percorrida?
9º O IBGE contratou certo número de entrevistadores para realizar o recenseamento de uma região. Se cada um deles visitasse 100 residência, 60 delas não seriam visitadas. Como cada recenseador visitou 102 residências, todas as residências da região foram visitadas . Nessas condições, responda:
a) Qual o número de recenciadores que o IBGE contratou? 
b) Quantas reidencias tem tem a região?

Curiosidade

     A revista Superinterassante de janeiro de 1995 publicou uma reportagem com o título Veneza vai virar mar?
     O texto afirma que a cidade de Veneza, na Itália, instalada no interior de uma laguna de 55 Km de extenção de extenção or 13 Km de largura, está morrendo. Desde 1900, a cidade afundou 23 centímetros em relação ao nível médio do mar.
      Para resolver a questão, desde o século XVI duas teorias se confrontaram. A primeira defende o fechamentodas três entradas da laguna, por onde a maré passa: elas seriam trancadas . A outra teoria prega a preservação máxima da laguna, atribuindo o aumento do impacto das marés aos detritos industriais e urbanos que se acumulam no fundo da laguna.
        Ao longo das décadas, as marés foram ficando mais altas e frequêntes.
        As marés ficaram mais altas por causa dos dentritos que atulham a laguna. Mas o subsolo também tem decido. Na laguna, cujo a profundidade média não ultrapassa 2 metros, escavaram-se canais para a navegação de grande calado, com 5 quilômetros de extenção e 15 metros de profundidade. Por eles passaram a entrar feito um aterramento para a construção do aeroporto Marco Polo.

Exercícios para você

1º Uma lanchonete vende cheese burguer a x reais cada um. Sabendo que 1 desse preço corresponde ao
                                                                                                             5
custo da carne, do pão e dos demais ingradientes, que 1 desse preço corresponde a outras despesas e que                                                                2  
o restante desse preço corresponde a outras despesas e que o restante é lucro, qual é o monômio que representa o lucro da venda de 50 cheese burguers?

2º Qual é a forma fatorada da expressão
(x + y)² - (2x + y)(-x + y)?

3º A área de um retângulo é expressa pelo polinômio x² - 9, onde x > 3. Fatorando-o temos as medidas de seus lados. Se o perímetro desse retângulo é 32cm, qual é a área do retângulo?

4º Considere o polinômio A = (a - 1)² . (a² - 1). Calcule o quociente e o resto da divisão do polinômio A por a² - 3a - 1.

5º Numa adição de polinômios, encontrou-se o resultado 3x³ - 4x + 6, mas verificou-se que a parcela 5x³ - 8x² - 9 havia sido incluída indevidamente. Qual deve ser o resultado correto da adção?


Exercícios para você