algumas postagens do meu blog são feitas atravéz de livros matemáticos.

Quer pegar jogos do megaman procure no lado esquerdo onde tem escrito procurar neste blog escreva o nome do megaman

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Intervalos ilimitados


Um corpo lançado da terra ao espaço, com velocidade suficiente para escapar da órbita do nosso planeta, e se não se chocar com outro corpo ou for atraído por ele, tenderá a se afastar cada vez mais da Terra. Com isso, sua distância em relação a ela aumentará indefinidamente.
     Considerando o memento do lançamento desse corpo, as distâncias vão situar-se no intervalo [0, +∞[ Os símbolos +∞ (mais infinito) e -∞ (menos infinito).  
     Não são números reais. Ele apenas mostram que uma variável pode crescer indefinidamente  (+∞) ou decrescer indefinidamente (-∞).
     De modo geral, sendo a um número real qualquer, podemos ter:

{x ∈ R / x ≥ a} =[ a, + ∞[ = [ a, +∞[      -----------a-----------R
{x ∈ R /  x >a}= ] a, +∞[  ----------------a------------------R
Podemos também considerar R= ] -∞, +∞[


bom estudo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Elo Matemática-Cidadania

O censo demográfico
   A análise de dados por métodos estatísticos vem sendo amplamente utilizada em diversos ramos da sociedade. Nos censos, o uso da estatística é de grande importância.
    A palavra censo vem do latim census e quer e quer dizer "levantamento de dados da população de uma cidade, estado, país etc.".
    Os censos são são realizados desde tempos remotos, muitos antes da existência da população da ciência Estatística. O censo mais antigo de que se tem registro é o da China, realizado em 2238 a.C., com o objetivo de fazer um levantamento da população e das lavouras cultivadas.
    Os diversos censos realizados pelos romanos entre os séculos VI a.C. e I d. C. tinham como finalidade principal levantar dados qualitativos da população com o intuito de possibilitar a preparação de guerras e a organização de cobranças de impostos.
    Desde a Antiguidade, portanto, os governos têm se preocupado em realizar censo com vários objetos dependendo de contexto: localidade, tempo, necessidades etc.
     Você deve ter lido em jornais e revistas ou ouvido falar em rádios, propagandas de TV, telejornais, e até mesmo na escola a respeito do último censo realizados do Brasil no ano 2000. Você sabe qual a importância do censo hoje para nosso país?
    Os censos fornecem informações atualizadas sobre a população de uma localidade, importantes para definição de políticas públicas federal, estadual e municipal e para a tomada de decisões de investimento, não só provenientes do governo como também da iniciativa privada. Assim, não é apenas o governo que se beneficia dos dados do censo, a sociedade também pode utilizar as informações obtidas por exemplo, na seleção de locais para instalação de fábricas, casas comerciais, escolas; na reivindicação de problemas específicos, como expansão da rede de água e esgoto, rede telefônica, construção de escolas, creches e postos de saúde etc. É preciso que a sociedade conheça a si mesma para que possa planejar o futuro.
       
Referência: Matemática Ensino Médio 1 ANO.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mais exercícios

1º Um trapésio isóceles ABCD tem 48 cm de comprimento. Sabendo que as bases medem: AB = 20 cm e CD = 12 cm, dtermine a área do trapézio.
Resposta A área ABCD mede 64√3 cm²

2º o diâmetro de uma cricunferência é 70 cm Qual é o comprimento dessa circunferência? Use: π = 3,14
Resposta: O comprimento é 219,8.

3º Uma moeda tem 2,5 de diâmetro. Ao rolar sobre uma superfície plana, a moeda deu 32 voltas completas. Em linha reta, quantos centímetros a moeda percorreu? π = 3,14
Resposta: A moeda percorreu 296,30 cm

4º A roda de um carro tem 0,80 m de diâmetro. Nessas condições, determine:
a) o comprimento do contorno da circunferência externa dessa roda
Resposta = 2,512

b) a distância percorrida do contorno por essa roda quando ela dá 200 voltas completas
Resposta = 502,4 m 

c) a quantidade de voltas completas da roda ao percorrer a distância de 8792 m
Resposta = 3500 voltas

5º Qual é o comprimentos x de um arco de 120º em uma circunfereência que tem 60cm de ráio?
Resposta - O comprimento do arco é 125,60

6º Em uma cricunferência de comprimento 31,4 inscrevemos um quadrado e um triangulo equilátero. Nessas condições, determine:
a) a medida do raio da circunferência 
Resposta - 5cm

b) a medida do lado e do apótema do quadrado inscrito 
Resposta - 5√ 2
                   2
c) a medida do lado e do apótema do triângulo equilátero
Resposta - 2,5

7º Quanto medem o lado e o apótema de um hexágono regular inscrito numa circunferência de raio 8cm?
Resposta - 4√ 3

conjuntos numéricos

Os conjuntos são os dos números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexo.
Os conjuntos são os dos números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexo.
Para desenvolver a matemática hoje estudada, inúmeras mudanças na organização de todos os conceitos matemáticos foram necessárias. A concepção dos conjuntos numéricos recebeu maior rigor em sua construção com Georg Cantor, que pesquisou a respeito do número infinito. Cantor iniciou diversos estudos sobre os conjuntos numéricos, constituindo, assim, a teoria dos conjuntos.
A construção de todos os conjuntos numéricos que hoje possuímos parte de números inteiros usados apenas para contar até os números complexos que possuem vasta aplicabilidade nas engenharias, nas produções químicas, entre outras áreas.
Definir conjunto é algo tão primitivo que se torna uma tarefa difícil. Entretanto, compreendemos conjunto como uma coleção de objetos, números, enfim, elementos com características semelhantes.
Sendo assim, os conjuntos numéricos são compreendidos como os conjuntos dos números que possuem características semelhantes. Nesta seção, a concepção desses conjuntos será abordada, visando à compreensão dos elementos que constituem cada um dos conjuntos numéricos.
Temos então os seguintes conjuntos numéricos:
  • Conjunto dos números Naturais ();
  • Conjunto dos números Inteiros ();
  • Conjunto dos números Racionais ();
  • Conjunto dos números Irracionais ();
  • Conjunto dos números Reais ();
  • Conjunto dos números Complexos ();
Esse assunto foi tirado do site http://www.brasilescola.com/matematica/conjuntos-numericos.htm

Exercícos

1º Para calcularmos a área de um retângulo devemos multiplicar o comprimento pela largura. Em determinado retângulo, de área 84 cm², o comprimento é expresso por (x + 2) cm e a largura é expressa por (x - 3). Com esses dados, escreva na forma normal a euqação do 2º grau correspondente.

Resposta: (x + 2) (x - 3) = 84 
x² - 3x + 2x - 6 = 84 
x² - 3x + 2x - 6 - 84 = 0
x² - x - 90 = 0

2º Escreva na forma normal (ax² + bx + c = 0 em que a é diferente de 0) em cada uma das equações de 2º grau.

a) 5x² + 7x = 3x² + 2x 
Resposta: 2x² + 5x 

b) (2x - 3) (x + 4) - 8x = 10
Resposta: 2x² - 3x - 22 = 0

c) (2x + 1)² - 3x² = 5x + 4
Resposta x² - x - 3 = 0

3º Escreva na forma normal, a euqção do 2º grau que se pode com obter com os dados fornecidos: O dobro do quadrado de um número inteiro é igual a 20 vezes o número menos 18.
Resposta: x² - 10x + 9 = 0

4º Um azulejista usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45 cm² de parede. Qual era a medida do lado de cada azulejo? 
Resposta: A medida de cada lado do azulejo era 15 cm.

5º Determine o valor de k para a equação x² + 4x + k - 16 = 0 tenha raízes reais diferentes.
Resposta k < 20.

6º Determine o valor decimal do coeficiente b na equação 10x² - bx - 1 = 0 para que a soma das raízes da equação seja igual a 1,25.
Resposta: O coeficiente b deve ser 12,5.

7º Na equação x² - (k - 10)x + 2k - 7 = 0, a soma das raízes é igual ao produto delas. De acordo com esses dados, determine o valor de k.
Resposta: K = -3

8º Do dobro do número, Marília subtraiu outro número. Cmo resultado, obteve 1 unidade. Depois, Marília adicionou os inversos dos dois números e obteve o dobro de 1. Se considerarmos que os dois números são inteiros, que números são esses? 
Resposta: os númeors são 1 e 1. 
   

                                                               Hora do desafio
Ao se inscrever para participar de uma feira, um expositor recebeu a informação de que seu estande ocupava uma área de 21,25 m², tinha formato retangular e perímetro igual a 22 m. Quais as dimenções do estande desse expositor?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A matemática chinesa e Bhaskara

     A história documentada da matemática chinesa começa por volta de 1500 a. C., com algumas inscrições em ossos e carapaças de tartaruga. O mais improtante texto de matemática chinesa antigo é o Chiu Chang Suan Shu ou Nove capítulos sobre a arte da Matemática. O livro é de autor desconhecido e contém 246 problemas, a maior parte deles envolvendo situações práticas.


     O famoso problema do "bambu quebrado", que aparece no último capítulo desse livro, apresenta o seguinte texto:
     Um bambu com 1 zhang de autura partiu-se, e a parte de cima toca o chão a 3 chih da base do bambu. Qual é a altura de quebra?

(Nota: 1 zhang = 10 chih)

     No século XII, o matemático hindu Bhaskara publicou o mesmo problema assim:
"Se um bambu de 32 cúbitos de altura é quebrado pelo vento de modo que a ponta encontra o chão a 16 cúbitos da base, a autura a partir do chão ele foi quebrado?"

Que tal você resolver este problema? 
Resposta para conferir o resultado 12 cúbitos

Mais exercícios com resposta

1º Antônia está participado da Olimpiada de Matemática do bairro. Ajude-a a descobrir qual é o número perdido: A soma de um número real com o seu quadrado dá 30 qual é esse número?

Resposta: O número procurado é 5 ou -6

2º Durante um jogo de futebol, a bola foi e chutada para cima a uma velocidade inicial de 25 m/s. em quantos segundos a bola atingirá 20 m de autura?
Resposta: Como a bola sobe e desce, ela atingirá essa autura nas duas situações: na subida 1º segudo, e na descida 4º segundo
dica: dado h . t - 0.t²  em que h = autura, v = velocidade inicial, g = aceleração da gravidade ( = 10m/s)                 2
t = tempo

3º O quadrado de um número real y menos 3 é igual ao dobro do número y mais um.
Resposta: O número real será y = 1 + √5 ou y = 1 - √5 

4º Se dividirmos 4 pela raíz quadrada de um número real positivo x, obteremos a diferênça entre 4 e a raíz quadrada desse mesmo número x. Determine o valor de x.
Resposta: o número procurado é 2.

5º Em um retângulo, largura é 27cm e o comprimento é x cm, logo, o perímetro y desse retângulo é dado em função do comprimento.

a) Qual é a fórmula matemática que define essa função?

Resposta: y = 2x + 54 

b) Qual é o valor real cuja de x imagem pela função é 116?
x = 62
      2

6º Ao meio-dia, sol a pino, um garoto empina pipa. A linha que segura a pipa, bem esticada, forma com o chão um ângulo de 60º. Se a sombra da pipa está distante 20m de onde se encontra o garoto, qual será a altura x da pipa nesse instante? Use: √3 = 1,73
Resposta: A autura em que a pipa está é 34,60m

7º Usando o teorema de pitágoras determine a medida x.














8º Um retângulo R1 de 6m de comprimento por 2m de largura teve cada lado aumentado de 1 m, obtendo-se, assim, um retângulo R2. Calcule a razão da área de R1 para R2.
Resposta: A razão é 4
                              7































9º Fazendo √3 = 1,73, determine o perímetro de um quadrado cuja área é 48cm².


Exercícos com resposta

1º Detemine no conjunto de R o conjunto da solução de cada das equações do segundo grau:

a) x² - 20x = 0                                                           c) x² + 9x = 0
Resposta : {0, 20}                                                      resposta {-9, 0}   

b) 2x² - 11x = 0                                                         d) -7x² + 7x = 0
 Resposta: {0, 11                                                          resposta: {0, 1}
                      2
2º Sendo U = R, determine o conjunto da solução das equações do 2º grau:
a) x² - 81 = 0                                                          c) -11x² + 44 = 0
 Reposta: {-9, 9}                                                        Resposta: {-2, 2}   

b) 16x² - 1 = 0                                                        d) x² + 100 = 0
Resposta: {1, 1}                                                   Resposta: Não tem raízes
                 4  4